Banho de assento para infecção urinária

A infecção urinária é um problema que afeta uma grande parte da população, causando sintomas como dor e ardência ao urinar, fazendo com que seja difícil realizar qualquer tarefa do cotidiano sem sofrer incômodo. Além disso, o problema é muito comum e leva homens e mulheres a se queixarem dos sintomas indesejados e a buscar por soluções que tratem de maneira rápida o desconforto causado pela infecção.

Portanto, além de seguir as recomendações dadas por um médico e fazer uso de medicação indicada no tratamento, além de cumprir o repouso e dispensar esforço, a tradição pode ser bastante útil no combate à infecção urinária, contribuindo para que o problema seja solucionado de forma mais rápida e efetiva.

Por isso, para acelerar o processo de recuperação e amenizar os efeitos desconfortáveis dessa enfermidade, que tal aprender um banho de assento para infecção urinária?

Banho de assento: o que é?

O banho de assento faz parte da medicina popular, sendo uma prática passada de geração a geração. O objetivo dos banhos de assento é aliviar todo o desconforto causado por enfermidades que afetam a parte inferior do corpo. Inicialmente, o banho age reforçando a limpeza da área afetada e em seguida, promovendo o alívio da dor e diminuição da ardência, além de contar com efeitos terapêuticos que contribuem para acelerar o processo de cura. 

Como funciona o banho de assento?

O banho de assento consiste em encher uma banheira ou bacia grande com água morna e ingredientes para o banho e em seguida, pedir para que a pessoa afetada se sente por alguns minutos. A temperatura dos banhos pode variar de acordo com a enfermidade apresentada, e em casos de infecção urinária, é recomendado que a água dos banhos de assento esteja morna para que promova o alívio da ardência.

Para que serve o banho de assento?

Desde os séculos passados, o banho de assento faz parte da medicina popular, sendo um grande aliado na busca para auxiliar no tratamento de diversas enfermidades, desde infecções a dores na parte inferior do corpo. O banho de assento possui muitos benefícios para a saúde e costuma ser recomendado para mulheres, pois possui ação antifúngica e pode fazer a diferença combatendo o desconforto causado por infecções causadas por fungos, como a candidíase.

Não há uma regra definida sobre como deve ser o preparo do banho de assento, pois a prática é útil de diversas formas, podendo ser preparado em temperatura quente, morna ou fria, dependendo dos sintomas apresentados pelo paciente. Contudo, o banho não faz efeito sozinho e necessita que água seja combinada com soluções específicas para potencializar o efeito do tratamento. É comum utilizar ingredientes naturais como vinagre, bicarbonato, sal ou ervas apropriadas para cada necessidade. 

Quais são as ervas do banho de assento?

Para preparar o banho de assento para infecção urinária, será utilizada uma planta medicinal de uso bastante popular.  A Camomila não é tão famosa atoa, pois a fama desse remédio natural se deve ao fato da planta conter diversos benefícios utilizados no alívio do estresse e ansiedade, tratamento de cólicas intestinais e menstruais, ajudar na digestão e quando utilizada em banhos de assento para mulheres, possui propriedades que auxiliam no combate a candidíase, promovendo o alívio de coceira, combatendo corrimentos e aliviando o incômodo causado pelo fungo. 

Enquanto no tratamento da infecção urinária, por conter ação calmante, a camomila age tratando o desconforto causado pela condição, enquanto combate a ardência, um dos sintomas mais frequentes da infecção. Além disso, é importante ressaltar que o chá de camomila também é indicado para aliviar efeitos causados pela sinusite e rinite, podendo ser aplicada também em compressas para alívio de alergias.

 

Como fazer o chá de camomila:

 

  • 2 colheres de camomila seca
  • 200 ml de água fervente

 

Coloque a água para ferver e após levantar fervura, adicione a camomila e desligue o fogo. Deixe o chá em infusão por 5 minutos para absorver o ingrediente, depois coe com auxílio de uma peneira e beba ainda morno.

Veja também nossos outros posts:

Como fazer o banho de assento de Camomila

Para fazer o banho de assento de camomila e acelerar o processo de cura da infecção urinária é muito simples, basta reunir apenas dois ingredientes:

  • 3 colheres de camomila (seca ou fresca)
  • 1 litro de água

Em uma panela bem higienizada, adicione a água e leve para ferver. Assim que levantar fervura, adicione a camomila e desligue o fogo. Deixe que o banho chegue a uma temperatura segura para fazer o tratamento. Em seguida, despeje em uma bacia e sente-se por 20 minutos.

 Para obter melhor resultado no tratamento, é recomendado tomar um banho normal para realizar a higiene convencional antes do banho de assento, com o intuito de absorver as propriedades da camomila com a região limpa.