Banho de boldo no candomblé

Buscando por conhecimentos sobre Banho de boldo no candomblé? Neste post você irá aprender com detalhes como comprar as ervas e como fazer o banho de forma perfeita.

Os banhos são muito utilizados para diversas finalidades, seja para aliviar os sintomas de doença, aliviar ansiedade, revitalizar, dar energia, atrair boas vibrações etc. Cada um deles possui seu próprio preparo e ingredientes específicos e é necessário seguir os rituais para que você consiga o resultado esperado. Neste artigo, trouxemos mais informações sobre um desses banhos, o banho de boldo no candomblé.

Banho de boldo no candomblé: O que é?

O candomblé é uma religião de matriz africana que cultua os orixás. Decorrida do animismo africano, a religião tem por base a alma da Natureza. Em seu entendimento, os animais e plantas possuem espiritualidade. O Candomblé busca prestar homenagens em rituais para divindades de encarnações de forças naturais, bem como busca trabalhar questões terrenas. Constantemente, os orixás são homenageados com danças, roupas especiais e oferendas. Para os candomblecistas, os orixás são deuses supremos de personalidade e habilidades distintas que possuem preferências ritualísticas.

O boldo, por ser um componente da natureza, é também conhecido como Tapete de Oxalá. A erva já é bastante conhecida quando se fala em saúde e muito utilizada para tratar problemas principalmente relacionados à digestão. Além disso, ele possui ação de acalmar, auxilia no emagrecimento, combate a ansiedade e insônia e não poderia deixar de ser utilizado para limpeza espiritual. Portanto, se você procura auxílio e ajuda para proteger seu espírito, o boldo pode ser um ótimo aliado.  

Espiritualmente falando, o boldo é considerado uma erva de bastante poder pois alivia tensão e tira a sensação de angústias, pesos ou tristezas. Caso você precise de uma forte limpeza espiritual ou descarrego ele é fortemente indicado sendo um dos poucos banhos de ervas que podem ser despejados na cabeça. 

Como funciona o banho de boldo no candomblé?

O banho de boldo no candomblé deve ser preparado pensando primeiramente em todas as energias e sensações. Espiritualistas dizem que quando estamos sobrecarregados os sinais também aparecem de maneira física em nosso corpo. Se você está se sentindo ansioso, pra baixo, com a sensação de que todas as coisas estão dando errado, é importante estar alerta. Para prepará-lo é preciso estar atento na forma de preparo para conseguir aproveitar todas suas propriedades. 

Para que serve o banho de boldo no candomblé

Se você sente sintomas como dores de cabeça, dores na lombar, mãos que suam, calafrio, falta de sono, falta de dinheiro, a constante sensação de ter má sorte, dificuldades nos seus relacionamentos sejam eles amorosos, com amigos ou familiares e insatisfação no trabalho, banho de boldo no candomblé é recomendado para você. 

Como fazer o banho de boldo no candomblé?

Para fazer o banho de boldo no candomblé é preciso se atentar a forma de preparo para aproveitar todas suas propriedades medicinais e nós vamos te ensinar o mais simples deles. Existem diversas receitas que misturadas com outros componentes da natureza podem servir para limpeza energética, atrair um parceiro ideal, ou aliviar o espírito. É importante optar por não ferver a planta e sim macerá-la em água à temperatura ambiente. 

A água também é um poderoso elemento da natureza para auxiliar na receita e por isso quanto mais pura ela for, melhor será o banho. Se você conseguir captar água da chuva, da cachoeira, de um rio, é melhor ainda, porém se não houver essa possibilidade você pode utilizar a água mineral. 

Também é importante se lembrar de que um ambiente energizado é extremamente essencial para o banho de boldo no candomblé. Você pode realizar orações, entoar mantras, meditar e focalizar nas coisas que você deseja em um lugar calmo, sem que haja alguém para atrapalhar, garantindo assim que você seja a única pessoa a realizar o ritual afinal toda a energia do banho será revertida para você.

Segue a receita mais simples para se realizar o banho de boldo:

Ingredientes:

  • 3 punhados de folhas de boldo (sempre em número ímpar)
  • 2 litros de água

Modo de preparo:

  1. Para começar, transfira as folhas e boldo para uma vasilha de cerâmica e macere com as mãos.
  2. Enquanto faz isso, aproveite para mentalizar a proteção que deseja.
  3. Você pode, também, aproveitar para fazer uma oração.
  4. Depois disso, agite aos poucos a mistura de água e folhas e deixe descansar.
  5. Após o banho de higiene, despeje a mistura da cabeça aos pés. É importante reiterar que esse é um dos poucos banhos de ervas que pode ser tomado na cabeça. Para os demais, a dica é evitar o chakra da coroa.
  6. Aguarde secar naturalmente.
  7. O ideal é tomar banho na sexta-feira à noite e dormir com ele no corpo.

Quais são as ervas do banho de boldo no candomblé?

Existem outros tipos de banho de boldo no candomblé que podem ter variações em sua preparação, podem ser adicionados ingredientes como aroeira, arruda, boldo, alecrim, guiné, pétalas de rosa vermelha, dama da noite, canela em pó, cravo-da-índia e até algumas gotas de seu perfume preferido.