Banho de ervas para gripe: o que é, como funciona e quais benefícios?

A humanidade sempre se beneficiou dos meios que a  natureza oferece para tratamentos de enfermidades. Ao redor do mundo, utiliza-se diferentes plantas locais, como por exemplo, o famoso banho de ervas para gripe.

 

Os benefícios vão além dos medicinais e servem para relaxamento por seu aroma agradável, e podem ser chamados também de banhos de cheiro.

 

Os variados sintomas de gripe e resfriado são: dores de cabeça, coriza, tosse, dores de garganta, fraqueza e preguiça. Atualmente muito se fala sobre o uso de alternativas naturais para o combate das doenças. Com isso, o banho de ervas para gripe é um grande aliado nesses momentos.  

 

O que é o banho de ervas para gripe?

É um caminho natural para desintoxicação, e assim, tratamento de um resfriado. Ajuda nos sintomas de frio, acalma o corpo e corrobora nas dores musculares. Entretanto, as respostas do banho de ervas são variadas e em cada pessoa age de uma forma.

 

Muitas plantas medicinais fazem parte do nosso cotidiano, pois existem uma diversidade de tratamento dos sintomas da gripe. Dentre elas, podemos citar: a amora, o abacaxi, o gengibre, a salsa, o alho, o guaco, o hortelã, a menta, o eucalipto, a folha de fortuna, entre outros.   

 

Os banhos de ervas são mais eficazes se realizados com os componentes frescos. São diferentes receitas, e algumas podem ser fervidas junto com água com a finalidade de realizar o cozimento de seus princípios ativos. As diversas plantas ainda podem ser misturadas entre elas. 

 

 Os banhos costumam ser recomendados para prevenção também e aumentar a imunidade das pessoas.

Como funciona? 

A principal época do ano em que os banhos de erva para gripe são procurados é sem dúvidas durante o inverno, no qual, as quedas de temperatura aparecem. 

Para ajudar a eliminar toxinas do corpo durante o banho de desintoxicação é preciso que os ingredientes sejam dissolvidos em uma banheira. Após os procedimentos para a realização das prescrições, o paciente deve mergulhar-se de 12 minutos a 1 hora.

 

Especialistas recomendam para o alívio das vias respiratórias e das dores de cabeça, o banho quente. Este aconselhamento é porque o vapor umedece as passagens nasais e ajudam na irritação. Para incrementar, utilizar gotas de hortelã-pimenta ou óleo de eucalipto descongestiona e ajuda a aliviar dores no corpo, decorrentes de um resfriado.

 

Além dos banhos, trabalhar para umidificar o ar pode ajudar nos sintomas de resfriado e ainda diminuir a duração deles. Para isso, aconselha-se o uso de formas caseiras para isso.

Então ferver a água com plantas como a aloe vera, palmeira de jardim, faz com que o ambiente permaneça mais úmido.

 

No combate das tosses, um chá pode contribuir como remédio para o sintoma. Um dos mais recomendados é o chá de eucalipto ou de abacaxi, pois os ingredientes tem essências  que protegem o paciente contra os radicais livres e infecções respiratórias, assim diminui as tosses.

 

Benefícios dos métodos naturais para o combate da gripe

A medicina alternativa procura tratar as doenças e enfermidades sem o uso de medicamentos farmacêuticos, antibióticos ou remédios em geral. São muito eficazes em diversos tratamentos e apontam para resultados positivos na recuperação do paciente.

 

O uso das plantas medicinais variam tanto para realização de chás quanto de banhos, entre outros, a fim de aliviar a gripe e diversas doenças. As ervas que podem ser usadas são aquelas que possuem princípios ativos eficazes nos tratamentos. Estas contribuem para melhorar a saúde e qualidade de vida das pessoas.

 

Os principais benefícios encontrados nos métodos naturais e banhos de ervas no combate da gripe, são listados abaixo:

 

  • Fortalecimento do corpo
  • Alivia das dores
  • Melhora o sono
  • Combate os resfriados
  • Melhora a respiração
  • Relaxamento físico e mental
  • Aumenta a vitalidade e proteger da negatividade
  • Ajuda a repor e purificar as energias positivas   

 

Embora as contribuições positivas das plantas medicinais e dos banhos de ervas no combate da gripe e outras enfermidades sejam importantes e eficazes. Para que possa ser uma maneira de ajudar na manutenção, na preservação da saúde e no tratamento dos problemas causados, é necessário que a pessoa busque informações sobre o uso e não substitua as orientações dadas por um médico.

Mariana Teixeira

Sou Mari Teixeira mãe do Gabriel, mulher, esposa , dona de casa e empreendedora!