Como ter um sono tranquilo? Conheça banhos de ervas que podem te ajudar

Já se perguntou por que um sono tranquilo é tão importante? Vamos descobrir neste artigo e entender como um banho de boldo pode ajudar. Pode-se afirmar que na sociedade atual temos visto com mais frequência inúmeras pessoas acometidas por sintomas de ansiedade e também de depressão.

 

E não é para menos, os tempos realmente andam difíceis e turbulentos de serem vividos e enfrentados, tanto no Brasil, como em qualquer lugar do mundo todo.

 

Mas não devemos jamais pensar em largar a toalha e deixar essa maré pessimista nos acometer. É importante parar agora mesmo onde você está e começar a se olhar e se auto analisar, se questionando em qual estilo de vida você está inserido.

 

A primeira pergunta que você pode se fazer é: como você tem dormido? Tem tido um sono tranquilo? Ou só consegue dormir à base de calmantes fortes? Ou talvez até uma pergunta ainda mais preocupante: quando você realmente teve uma boa noite de sono e de descanso?

 

Se você se sente preocupado em responder essas perguntas, certamente suas noites de sono não têm sido das melhores, não é mesmo?

 

Se o caso é esse, não há porquê se preocupar! Continue a leitura desse artigo que ele foi feito especialmente para você! 

 

No artigo de hoje, traremos algumas dicas de banhos de ervas que podem te ajudar a ter um sono mais tranquilo, como o banho de boldo e de manjericão, levando em consideração um custo acessível e praticidade na hora de elaborá-los, para que eles estejam no acesso de todas as pessoas, proporcionando assim, inúmeras noites bem dormidas para as pessoas. 

A importância de uma boa noite de sono tranquilo 

Um dos pilares mais importantes para que as pessoas tenham uma vida saudável, tanto no corpo quanto na mente, é elas terem boas e completas noites de sono.

 

Dormir pouco e mal trará inúmeros malefícios para você! Já dormir bem contribui positivamente para o metabolismo do corpo, ganho de disposição e prevenção de doenças de caráter crônico. 

 

O fato de se dormir pouco e mal também aumenta o risco de osteoporose e de fraturas no corpo da pessoa. O motivo é que, sem o sono correto, os ossos do esqueleto humano acabam não se renovando adequadamente.

 

Como ter um sono mais tranquilo? 

Se o seu dilema com o sono estiver em um ponto muito crítico e já atrapalhando a sua rotina diária de trabalho e vida, recomendamos que você procure uma ajuda especializada para começar o seu tratamento, conseguindo assim tratar esse sério problema.

 

Mas, se o problema com o sono ainda estiver se instalando no seu corpo, não se preocupe e continue por aqui que vamos te ajudar!

 

Existem vários métodos alternativos e naturais que podem te ajudar nessa missão de dormir bem, sem necessariamente precisar de remédios de tarja preta para isso, como:

 

  • Desligue e acalme a sua mente ao se deitar na cama;
  • Aproveite esse momento de descanso para focar no seu corpo e nos movimentos da sua respiração;
  • Evite o consumo de gorduras e carboidratos no período da noite;
  • Invista em aromas de lavanda, pois eles produzem uma sensação de relaxamento natural na hora de dormir;
  • Procure deixar todo o seu quarto escuro e sem nenhum tipo de ruído na hora que for dormir;
  • Diminua a luminosidade de toda a casa uma hora antes de ir dormir;
  • Foque em criar uma rotina com horário definido para ir se deitar;
  • Faça atividades físicas pelo menos 3h antes de ir dormir;
  • Cuidado com a cafeína! Ela fica no sangue por até 9 horas após o seu consumo.

 

Abaixo, te ensinaremos como preparar duas opções de banhos relaxantes, um excelente banho de boldo e um de manjericão, que irão te proporcionar uma boa e relaxante noite de sono, além de trazer muito bem-estar para o seu corpo!

Banho de boldo

Ingredientes

  • Folhas de boldo;
  • 1,5 litro de água.

Modo de Preparo

  • Durante o banho, encha um recipiente com água quente;
  • Coloque as folhas de boldo dentro do recipiente;
  • Deixe as folhas descansarem na água morna;
  • Quando terminar o banho, jogue a água do boldo no corpo, dos ombros para baixo.

Banho de Manjericão

Ingredientes

  • 1 ramo de manjericão fresco;
  • 1,5 litro de água.

 

Modo de Preparo

  • Prepare um chá de manjericão; 
  • Assim que o chá estiver pronto e esfriar, coe a água, separando os resíduos sólidos do líquido;
  • Tome seu banho normalmente;
  • Quando terminar o banho, jogue a água do manjericão no corpo, dos ombros para baixo.

Considerações finais – pronto para uma boa noite de sono?

Com as dicas acima e os banhos anotados e acatados, garantimos para você uma boa ajuda na hora de ter uma boa e tranquila noite de sono!

 

E não adianta fazer essa rotina uma vez e achar que vai acontecer um milagre viu? Para que os resultados sejam realmente sentidos pelo corpo, é importante que a rotina seja diária e constante! 

 

O que trará a verdadeira melhora na sua noite de sono será a sua vontade e constância em tornar esses cuidados como parte fundamental do seu dia a dia, tornando-se parte da sua rotina diária. Por isso, aproveite um bom banho de boldo e melhore a qualidade do seu sono. 

 

Mariana Teixeira

Sou Mari Teixeira mãe do Gabriel, mulher, esposa , dona de casa e empreendedora!